Aparelho Dentário em Betim

A Ortodontia

O tratamento ortodôntico é aplicado para corrigir as imperfeições no alinhamento dos dentes e corrigir sua mordida. Isso faz com que a limpeza, o tratamento de prevenção seja mais fácil. Ajuda a evitar problemas nas gengivas e nos dentes como cáries e tratamentos de canal além de melhor significantemente seu sorriso e sua aparência.

Quem pode usar aparelhos dentários?

A partir dos 7 anos de idade é recomendado que os pais levem seus filhos ao odontologista para que ele possa ver se há a necessidade ou não do uso do aparelho ortodôntico

Certamente, crianças e adolescentes são mais propensos a usar aparelhos, mas os adultos também podem precisar arrumar falhas no alinhamento de seus dentes. Os maxilares, superior e inferior podem criar uma dificuldade na mordida de acordo com o posicionamento dos dentes. Em muitos casos não há espaço suficiente para todos os dentes na boca do paciente, sendo assim necessária a remoção de um dos dentes.

Em caso de falha grave na mordida, pode ser necessária uma cirurgia, mas isso não é feito até que a mandíbula esteja totalmente desenvolvida - aproximadamente ela se desenvolve dos dezoito aos dezenove anos de idade.

Muitas pessoas se preocupam sobre o seu próprio visual ao ter que usar os aparelhos, mas hoje em dia eles podem parecer um pouco diferentes e serem feitos de materiais quase invisíveis. Inúmeras opções de cores para as "borrachinhas" podem agradar principalmente as crianças, facilitando assim a aceitação deles.

Tipos de aparelhos

Hoje a OdontoBetim oferece os mais variados tipos de aparelhos, afinal de contas isso vai depender muito de como se encontram os dentes do paciente:

Aparelhos Fixos

Esses são compostos de braquetes que são colados nos dentes. Os aparelhos fixos são mais indicados para aqueles que precisam de um trabalho mais intenso, onde os dentes precisarão de mover mais com a correção. Esse aparelhos podem ser de metal, ou de porcelana (policristalina ou monocristalina) caso o paciente esteja buscando uma solução onde ele fique menos aparelho, ajudando em sua estética.

O dentista começa analisando seu maxilar e todos dentes, examinando o rosto e como é sua mordida. Em seguida, um modelo de gesso é feito e o dentista fotografa os dentes. Colar os braquetes nos dentes é indolor, mas, ao apertar o aparelho o paciente pode ficar um pouco dolorido no início. E é bastante natural que leve algum tempo para se acostumar com um aparelho dentário fixo na boca.

Aparelhos Removíveis ou Móveis

Esse tipo de aparelho é mais comumente usado pelo paciente que necessita apenas uma leve correção nos dentes, ou aqueles pacientes que ainda estão em fase de crescimento. Os aparelhos removíveis podem ser feitos de também de poliuretano, ficando quase que imperceptíveis na boca.

Em média um tratamento ortodôntico tem uma duração de doze a vinte e quatro meses. Porem está sujeito a uma série de fatores como, idade do paciente, problemas hormonais e o quão responsável o paciente é ao cuidar de seus próprios dentes.

Nossos endodontistas aqui da OdontoBetim vão analisar juntamente com o paciente qual a melhor opção de tratamento disponível, e que se encaixe a sua boca e seu estilo de vida.

garota com aparelho nos dentes