Como escovar os dentes corretamente

garrafas de isotonico
A bebida isotônica e seus dentes
setembro 21, 2018
Show all
garota escovando os dentes

Como primeiro artigo no nosso blog da OdontoBetim, hoje nós falaremos de um assunto muito importante, e que nem sempre recebe a atenção necessária: Como escovar os dentes.

Primeiramente devemos nos atentar para sempre escovar usando o ângulo certo e em pequenos movimentos circulares, como provavelmente você sempre ouviu. E vale também a dica de esfregar delicadamente, sem aplicar muita força para não danificar o esmalte do dente.

Escovar os dentes usando muita força pode afetar a saúde das suas gengivas, fazendo com que elas recuem, exposto partes sensíveis do dente que não são para ficarem expostas como ramificações nervosas e as vezes até parte da raiz. Escolha uma escova de dente com cerdas macias, suas gengivas agradecem!

Uma vez por dia é pouco! Você deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, uma pela manhã, e a outra a noite. Isso é o mínimo necessário para a saúde bucal, o ideal seriam de 3 a 4 vezes mas nós sabemos que na realidade isso nem sempre acontece.

Devemos lembrar também que o fio dental é nosso amigo, e a língua também deve ser escovada! A grande maioria dos problemas de mau hálito vem da falta de higiene da língua, ou seja, escove-a também!

O ideal é que você sempre espere cerca de 40 minutos após as refeições para fazer sua higiene bucal pois ao comer, seu corpo produz bactérias que enfraquecem o esmalte do dente, então escovar imediatamente após as refeições faz com que o esmalte vai ficando cada vez mais fraco, o que pode causar hipersensibilidade, uma sensação nada agradável.

A saúde odontológica é algo primordial para a vida do ser humano, afinal de contas está diretamente relacionado a alimentação. O tempo que se leva para escovar vai variar entre 2 a 4 minutos, uma escovação longa não é sinônimo de qualidade, porém é humanamente impossível você limpar todas as superfícies de todos os seus dentes em 30 segundos. Sejamos sensatos, 3 minutos é um bom tempo.

Preste atenção e veja se sua escova não está ficando velha. A maioria dos dentistas recomenda a troca de escova a cada 3 meses, afinal de contas, com o tempo as cerdas vão ficando velhas e danificadas, prejudicando sua habilidade de limpar os dentes, remover as placas bacterianas e outro ponto importante a ser lembrado é que a boa pratica manda trocar a escova de dente sempre que você ficar doente, para não correr o risco de ser infectado novamente.

Fontes: