A bebida isotônica e seus dentes

garota escovando os dentes
Como escovar os dentes corretamente
setembro 21, 2018
garota rangendo os dentes
Cuidados com o bruxismo
setembro 21, 2018
Show all
garrafas de isotonico

Nós dentistas sabemos que as bebidas isotônicas vem ganhando popularidade, afinal de contas elas são vendidas como a maneira ideal de repor sais minerais e carboidratos após uma sessão de exercícios físicos. O que não é falado, é que a grande maioria deles contém açucares e ácidos, criando uma atmosfera não muito favorável para a sua saúde bucal, danificando o esmalte do seu dente pouco a pouco.

É ai que entra a água, o melhor repositor de fluídos após atividades físicas intensas. Nós vamos agora dar algumas dicas de como você, ou seus amigos e familiares podem reduzir o impacto causado pelo acidez e como proteger melhor o esmalte dos seus dentes.

Se você tiver que beber uma bebida isotônica, que o faça rápido. Beber algo durante longos períodos é prejudicial a sua saúde dentária pois interfere com a produção de saliva, que é responsável por manter a acidez da sua boca num estado neutro.

A saliva leva cerca de 40 minutos para neutralizar totalmente o interior da sua boca, e se você continua tomando sua bebida por longos períodos, a acidez não irá embora nunca. Se tiver mesmo que beber, que o faça rápido.


Após as refeições nós recomendamos que você espere cerca de 50 minutos para escovar seus dentes, afinal de contas sua boca ainda estará com o pH desregulado, o que vai amolecendo o esmalte do dente. E você escovando durante esse período, pode estar danificando o esmalte que está temporariamente sensível e fragilizado. Deixe que a saliva faça a sua função, para depois você escovar seus dentes.

Depois de beber a sua bebida esportiva, faça um bochecho com água para lavar o resto que ainda está em contato com seus dentes. Esse enxague levará boa parte das substâncias indesejadas embora e ajudará a manter a sua boca com a acidez desejada, afinal de contas a água tem o pH neutro.

Essas e outras dicas serão sempre discutidas aqui nosso blog, para elucidar nossos pacientes. Com isso fica mais fácil manter uma boca saudável e um sorriso bonito.

Entre em contato conosco agora mesmo para marcar o seu horário com um de nossos odontologistas, nós daremos todas as dicas de como manter sua saúde bucal no melhor estado possível.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0023262

https://www.ada.org/en/publications/ada-news/2017-archive/july/seal-program-covers-products-that-fight-enamel-erosion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *