Tratamento Preventivo

Em praticamente todos os casos, prevenir é melhor do que remediar. E esta sábia afirmação encaixa-se perfeitamente quando falamos de higiene bucal. Mantendo a saúde bucal em dia, é possível evitar inúmeras complicações e doenças diretamente relacionadas ao nosso organismo. Hoje em dia está cada vez mais comum o check-up odontológico. Como o próprio nome diz, trata-se de uma série de analises e exames realizados na boca do paciente para verificar alguma irregularidade ou problema em fase inicial e começar a trata-lo antes que ele comece a prejudicar e danificar sua saúde, permitindo assim um tratamento menos complicado e agressivo.

Profissionais da área odontológica afirmam e aconselham realizar essa consulta preventiva de 6 em 6 meses, com a finalidade de encontrar alguma cárie ou gengiva infectada por bactérias.

Para pacientes que possuem um histórico positivo, não fumam e cuidam corretamente da sua saúde bucal, os procedimentos podem acontecer apenas 1 vez ao ano, não havendo necessidade de ir 2 vezes ao consultório odontológico no mesmo ano. Cada clínica dentária possui equipamentos e tecnologias diferentes, enquanto algumas usam aparelhos simples e convencionais, outras acabam sendo muito mais caras e modernas por usarem câmeras digitais. Estas câmeras possuem um moderno Zoom, onde é possível ampliar a imagem, facilitando muito o trabalho do profissional.

Além de se consultar com o dentista, todo o tratamento depende da continuação dos procedimentos que se realizam na sua própria casa. São eles: escovar os dentes regularmente, de preferência ao acordar e dormir e após todas as refeições diárias, usar fio dental para eliminar resquícios de alimentos e utilizar algum enxaguante bucal para reforçar o flúor. De preferência opte por produtos que não possuem álcool e que contenham flúor, garantindo a boa limpeza e a proteção contra germes causadores das placas bacterianas e garantindo um hálito saudável e refrescante.

Um check-up odontológico bem feito pode identificar previamente outros graves problemas de saúde: Diabetes, Sífilis, HPV, leucemia e até anemia. Para mulheres gestantes também é altamente indicado, pois as mesmas bactérias que causam a periodontite podem causar danos e problemas na sua gestação. Para pacientes que procuram tratamento com finalidade estética, também podem fazer uso do check-up para visualizar desgastes ósseos e irregularidades antes de iniciar o processo estético.

como escovar os dentes