Tratamento da Gengiva

Não só os dentes, mas também as gengivas precisam receber cuidados especiais. Uma gengiva saudável possui um aspecto rosa e fecha contornando firmemente cada dente. Se a gengiva estiver vermelha, inchada ou sangrando, você pode ter tido uma inflamação.

A infestação dentária é um dos problemas mais comuns na boca e é causada por bactérias que estão alojadas por muito tempo sobre ou ao redor dos dentes. A inflamação é a defesa do organismo contra o revestimento bacteriano e pode, com o tempo, levar à perda dentária. No caso de inflamação das gengivas, você deve procurar um atendimento odontológico.

Causas de sangramento nas gengivas

A causa do sangramento das gengivas e da inflamação gengival é, na maioria dos casos, falta de higiene bucal. Se não escovar os dentes todas as manhãs e à noite, ou se escovar de maneira errada, não estará devidamente limpo. As bactérias são então anexadas aos dentes ou nas bolsas ao redor dos dentes. Outros fatores como dieta, bebida e tabaco podem afetar bactérias na boca. É importante ir a exames odontológicos regulares para obter ajuda se você tiver sangramento nas gengivas e, possivelmente, bactérias que entraram na gengiva.

Os fumantes raramente sofrem sangramento nas gengivas, embora em alguns casos tenham até perda dentária. A razão é que os vasos sanguíneos são comprimidos pelo fumo e, portanto, raramente sangra na mesma medida que a gengiva da pessoa que não é fumante.

Tratamento

A melhor maneira de manter as gengivas frescas é a limpeza diária cuidadosa. Além da escova de dentes, use fio dental e qualquer outro tipo de acessório indicado para limpar os dentes onde a escova de dentes nem sempre está disponível. Pode-se suplementá-lo com um agente germicida como muitos produtos que são vendidos nos mercados e farmácias.

Se as gengivas começarem a sangrar, escove os dentes com mais cuidado do que o normal com uma escova muito macio, mas não escove com mais força. Use fio dental diligentemente. Tal limpeza pode doer quando você tem uma inflamação na gengiva e pode até sangrar, mas você não deve pará-la. Os sintomas geralmente desaparecem após uma escovação cuidadosa.

Quando você deve solicitar cuidados?

Se você tiver inflamação gengival, ela deve cicatrizar dentro de uma semana após a limpeza cuidadosa. Se não, consulte um dentista. Procure atendimento odontológico imediatamente se tiver sintomas de perda dentária (os dentes ao redor da inflamação estão soltos).

tratando a gengiva