Odontologia para crianças

Um dentista pediátrico é um médico especializado no tratamento de todos os tipos de problemas dentários para crianças. Esse tipo especifico de profissional não precisa apenas saber sobre cuidados gerais, mas também deve estudar ortodontia básica e deve ser capaz de administrar e aplicar anestesia para realizar cirurgias dentárias em crianças. Indivíduos devem ser credenciados pela Conselho Regional de Odontologia - MG (CRO-MG) ou outros órgãos relevantes.

Eles também devem ter uma compreensão maior da psicologia e do comportamento das crianças, de modo que possam fazer com que seus pacientes se sintam o mais confortável possível. Os dentistas pediátricos são muito procurados em todos os lugares ao redor do mundo.

Para se tornar um dentista infantil, os indivíduos precisam concluir programas de educação especial oferecidos por faculdades e universidades reconhecidas em todo o mundo. Odontopediatria é uma especialização da Odontologia, o que significa que os programas combinam o conhecimento de estudos pediátricos e odontológicos para oferecer um conhecimento abrangente sobre essas duas questões.

As pessoas que se registram para esses programas precisam passar por pelo menos dois anos de treinamento em sala de aula e em laboratório para concluir com sucesso os graus. Somente aqueles que podem lidar com as necessidades de crianças pequenas devem se inscrever em programas de treinamento. Não é qualquer profissional da área dentária que possui paciência e tranquilidade para lidar com crianças, principalmente as de idade mais complicada.

Uma vez que um dentista pediátrico está focado em fornecer atendimento odontológico adequado para crianças, ele deve ser capaz de lidar com os comportamentos dos jovens e ajudar as crianças a superar o medo associado a visitar um dentista. Eles também devem lidar com as necessidades especiais de crianças com condições físicas especiais ou deficiências.

Essa equipe médica também deve ter amplo conhecimento do uso de anestesia e drogas sedativas para que possam realizar várias cirurgias dentárias com facilidade e manter as crianças calmas e seguras durante o tratamento. Indivíduos com boas habilidades de gerenciamento de crianças acabam se tornando um bom dentista infantil.


Talvez o aspecto mais importante da Odontopediatria seja a confiança e a relação entre o dentista e a criança. Um dentista para crianças deve ser capaz de lidar com as várias personalidades que podem ser encontradas nas crianças de hoje. Isso ajudará a garantir que as crianças tenham a melhor saúde bucal possível sem medo de visitar o dentista. O médico que presta atendimento odontológico adequado às crianças deve ensina-las sobre as habilidades e rótulos odontológicos, além de incentivá-los a criar bons hábitos, como escovar os dentes regularmente, mastigar corretamente seus alimentos, etc.

Um odontopediatra acredita que ainda com o filho na barriga, a mãe deve iniciar o processo de tratamento. Chamado de pré-natal odontológico, o processo inicia-se com a informação direcionada a mãe, sobre alterações que podem acontecer na boca da gestante e como preocupar-se com a higiene do seu bebê. Outro fator importante nesse assunto, é que após a criança crescer e virar um adulto, ela não precisa necessariamente trocar de dentista, pois o seu odontopediatra é altamente capaz de cuidar e trata-la por toda a vida.