A festa Betim Rural

A cidade de Betim encontra-se no Estado de Minas Gerais e faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 1711 o bandeirante Joseph Rodrigues Betim, cunhado do famoso Fernão Dias Paes Leme, conseguiu a Carta de Sesmaria relacionada ao território situado no Vale do Ribeirão, hoje conhecido como Rio Betim.

Em 1959 foi inaugurada a Rodovia Fernão Dias, famosa estrada que liga Minas Gerais e São Paulo, popularmente conhecida como BR 381. A parte mineira da Rodovia proporcionou uma festa de inauguração realizada em Betim.


Já em 1968 foi construída a Refinaria Gabriel Passos, onde após isso Betim foi considerada referência em distribuição de qualquer tipo de derivado de petróleo no Sudeste. Quando a FIAT (marca italiana fabricante de automóveis) se instalou na cidade, Betim começou a assumir uma posição de estrelato na economia nacional.

Após esse crescimento, outras empresas prestadoras de serviço para FIAT, tiveram que se instalar na cidade também. Um exemplo explicito dessa evolução toda, foi o aumento impressionante da população local de Betim, dando um salto de 35 mil habitantes para 83 mil habitantes no curto período de 10 anos, entre 1970 e 1980.


Betim Rural

Uma tradicional festa acontece anualmente na cidade de Betim, chamada de Betim Rural. No ano passado ela aconteceu entre as datas 18 e 21 de Maio, em uma área no Distrito Industrial do Bandeirinhas, localizado a quatro quilômetros do centro e com uma estrutura e logística prontas para receber mais de cinquenta mil pessoas diariamente.

Para entreter o público foram contratadas algumas bandas e cantores famosos para divertir todos os convidados e visitantes. Dia 19 (quinta-feira) Nego do Borel foi a principal atração, na sexta feira foi a vez da dupla sertaneja Maiara e Maraisa.

Foi realizada também pela primeira vez, o concurso “Queima do Alho”, que nada mais é que um belo festival gastronômico que apresenta e disponibiliza centenas de opções de pratos tipicamente conhecidos da culinária rural.

Para as crianças foi montado um parque de diversões com alguns brinquedos e atrações das mais variáveis natureza. Uma mini fazenda recheada de animais típicos da região completavam o entretenimento infantil.


Para a moçada um pouco menos jovem, foi criado o concurso Garoto e Garota Betim Rural, meninas e homens com idade entre 18 e 30 anos podem se inscrever e concorrer ao prêmio. A inscrição é sem custo, só é preciso ir até à sede regional do bairro onde mora e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência devidamente atualizado.

O casal vencedor da competição é sempre contemplado no primeiro dia de festa. A premiação entregue dá direito a entrar nas festas todos os dias, um book fotográfico do casal e a liberação do camarim de todos os artistas contratados pela festa.

Por se tratar de um evento de grande porte, a prefeitura promove uma grande pesquisa e estudo sobre a influência do evento no transito local da cidade. Busca-se oferecer transporte público para todos os necessitados. Um forte esquema de proteção também foi criado para garantir a segurança e confiança do público presente.